Filmes com protagonistas negros para assistir no dia 20 de Novembro - Consciência Negra
top of page

Filmes com protagonistas negros para assistir no dia 20 de Novembro - Consciência Negra

Fala galera, beleza?

Hoje, dia 20 de novembro celebrasse O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, data de extrema importância na luta e conscientização do racismo e desigualdade na sociedade brasileira. "É uma data que relembra a luta dos africanos escravizados no passado e que reforça a importância da realização de novas lutas para tornar a nossa sociedade mais justa."



Para conhecer mais da história dessa data indicamos a leitura da seguinte matéria do blog Brasil escola: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm



Agora seguimos com as indicações de filmes e minissérie com o protagonismo dos negros, entre histórias fictícias e fatos reais, os filmes a segui mostram muito da realidade da luta diária dos negros.


- Um limite entre nós:

Anos 1950. Troy Maxson (Denzel Washington) tem 53 anos e mora com a esposa, Rose (Viola Davis), e o filho mais novo, Cory (Jovan Adepo). Ele trabalha recolhendo lixo das ruas e batalha na empresa para que consiga migrar para o posto de motorista do caminhão de lixo. Troy sente um profundo rancor por não ter conseguido se tornar jogador profissional de baseball, devido à cor de sua pele, e por causa disto não quer que o filho siga como esportista. Isto faz com que o jovem bata de frente com o pai, já que um recrutador está prestes a ser enviado para observá-lo em jogos de futebol americano.

De 2017 / Gênero: Drama / Classificação etária: 12 anos / Direção: Denzel Washington


- Se a rua Beale falasse:


Se a Rua Beale Falasse mostra a história de Tish (Kiki Layne), uma grávida do Harlem que luta para livrar seu marido de uma acusação criminal injusta e de subtextos racistas. Com o objetivo de tê-lo em casa para o nascimento do bebê, ela irá fazer tudo que estiver em seu alcance.

De 2018 / Gênero: Drama / Classificação etária: 14 anos / Direção: Barry Jenkins











-Felicidade por um fio:


Violet Jones (Sanaa Lathan) é uma publicitária bem-sucedida que considera sua vida perfeita, tendo um ótimo namorado e uma rotina organizada meticulosamente para conseguir estar sempre impecável. Após uma enorme desilusão, ela resolve repaginar o visual e o caminho de aceitação de seu cabelo está intrinsecamente ligado à sua reformulação como mulher, superando traumas que vêm desde a infância e pela primeira vez se colocando acima da opinião alheia.

De 2018 / Gênero: Romance, Comédia Dramática / Classificação etária: 14 anos / Direção: Haifaa Al-Mansour




-Lionheart:


Adaeze (Genevieve Nnaji) é uma executiva calma e competente que trabalha na empresa de seu pai, a Lionheart Transport. Ela prova constantemente sua habilidade de trazer lucros e lidar com situações difíceis, mas quando seu pai adoece quem é dado a posição de chefe é seu tio não tão competente. Porém, seu desejo de lutar pelo que merece precisa ser deixado de lado e ela precisa se juntar a seu tio para salvar a Lionheart quando eles descobrem que a empresa está falindo.

De 2018 / Gênero: Drama / Classificação etária: 12 anos / Direção: Genevieve Nnaji





-Paternidade:


Em Paternidade, após a esposa morrer no dia seguinte ao parto, Matt (Kevin Hart) imediatamente decide criar sua filha, sendo um pai absolutamente responsável. Mesmo com a tristeza de perder sua esposa, que também era sua namorada desde a época do ensino médio, ele faz um juramento para fornecer apoio completo à filha e assumir todas as responsabilidades que cabem a um pai.

De 2021 / Gênero: Drama / Classificação etária: 12 anos / Direção: Paul Weitz








-O menino que descobriu o vento:


Sempre esforçando-se para adquirir conhecimentos cada vez mais diversificados, um jovem de Malawi se cansa de assistir todos os colegas de seu vilarejo passando por dificuldades e começa a desenvolver uma inovadora turbina de vento.

De 2019 / Gênero: Drama / Classificação etária: 12 anos / Direção: Chiwetel Ejiofor











MINISSÉRIE:

- A vida e a história de Madam C. J. Walker:


A história de Madam C.J. Walker (Octavia Spencer), ativista social e primeira mulher milionária dos Estados Unidos a conquistar a própria fortuna: por meio de uma linha de produtos capilares e cosméticos para mulheres negras.

De 2020 / Gênero: Drama, blibiografico / Classificação etária: 14 anos

295 visualizações0 comentário
Botão de Contato Via Whatsapp
bottom of page