Como funciona o ProUni?
top of page

Como funciona o ProUni?


Você já deve saber que é possível ingressar em universidades particulares utilizando a nota do Enem, né? E é isso mesmo. O ProUni é uma das iniciativas do Governo Federal disponíveis que viabilizam para o estudante ingressar na faculdade.

Criado em 2004 e institucionalizado em 2005, ele possibilita aos estudantes de escolas públicas e bolsistas de colégios particulares, a oportunidade de utilizar a nota do Enem para conseguir uma bolsa em uma universidade privada com descontos de 50 a 100%.


Como funciona:

Criado em 2004 pelo governo federal, o Programa Universidade para Todos (ProUni), tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos de 50% ou 100% em faculdades particulares e acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro semestre e outra no segundo.


Para conseguir uma vaga no ProUni é necessário participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição imediatamente anterior ao processo seletivo do ProUni.


O Ministério da Educação (MEC) exige uma pontuação mínima para conceder as bolsas de estudos através do Enem. É necessário possuir a média de 450 pontos nas provas (Linguagens Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias) e não ter tirado zero na redação.




Requisitos:

  • obter a nota mínima do exame

  • ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa

  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição;

  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;

  • ser pessoa com deficiência;

  • ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.



Processo Seletivo:

O processo seletivo do ProUni tem uma única etapa de inscrição. A inscrição gratuita é feita somente pela internet, no site do ProUni.

O candidato pode optar, em ordem de prioridade, até duas opções de universidade, curso e turno entre as bolsas disponíveis de acordo com seu perfil.

O estudante com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode escolher por disputar as bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas. Durante o intervalo de inscrição, o candidato pode mudar as opções. A última inscrição confirmada será considerada a válida.


Quando encerra o prazo de inscrição, o sistema do ProUni classifica os estudantes de acordo com as opções e as notas conquistadas no Enem. Os estudantes são pré-selecionados exclusivamente em uma das opções de curso, quando escolhida a ordem no instante da inscrição e o limite de bolsas disponíveis.


O processo é feito em duas chamadas e a cada uma delas, os candidatos têm um prazo para comparecer a instituição de ensino para a apresentação dos documentos necessários que comprovem as informações da ficha de inscrição. Para comprovar a legitimidade das informações prestadas, a universidade pode solicitar ao estudante outros documentos que considerar necessários.


É permitida às instituições a realização de processo seletivo próprio dos pré-selecionados pelo ProUni. Essa informação é dada ao candidato no momento da inscrição. Nesses casos, as instituições que optarem por processo próprio de seleção devem explicar formalmente aos estudantes, no prazo máximo de 24 horas da divulgação dos resultados das chamadas, a natureza e os critérios de aprovação, os quais não podem ser mais rigorosos do que aqueles aplicados aos pré-selecionados em seus processos seletivos regulares. É vedada a cobrança de taxas para realização do processo seletivo próprio.


O estudante poderá expressar interesse em se candidatar para a lista de espera do ProUni ao fim das duas chamadas. Serão ocupadas pelos candidatos participantes da lista de espera que comprovarem as informações prestadas na ficha de inscrição as bolsas possivelmente não preenchidas nas duas chamadas.




INSCRIÇÃO:

As inscrições para o PROUNI estão abertas e podem ser realizadas através do site

Todas as outras informações necessárias, você encontra em: www.siteprouni.mec.gov.br

124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Botão de Contato Via Whatsapp
bottom of page