Matriz Energética Brasileira – Geografia
top of page

Matriz Energética Brasileira – Geografia

O que é matriz energética?

O que é matriz energética? É um conjunto de fontes de energia ofertado no país para captar, distribuir e utilizar energia nos setores comerciais, industriais e residenciais. A matriz representa a quantidade de energia disponível em um país, e a origem dessa energia pode ser de fontes renováveis ou não renováveis.


matriz energética mundial é composta, em sua maioria, por fontes não renováveis – os combustíveis fósseis como petróleocarvão mineral e gás natural ainda constituem grande parte da energia utilizada em todo o mundo.




A maior parte dos países ainda prioriza em suas matrizes energéticas fontes de energia não renováveis, como os combustíveis fósseis.


A matriz energética brasileira, ao contrário, possui sua base na produção hidrelétrica. São mais de mil usinas hidrelétricas no país, o que responde por cerca de metade da produção e consumo brasileiros. A energia hidrelétrica é considerada uma fonte de energia renovável, ou seja, proveniente de recursos capazes de se refazer em um curto prazo.


Além das hidrelétricas, o Governo brasileiro incentiva, desde a década de 1970, a produção e utilização do etanol (combustível obtido principalmente da cana-de-açúcar), que também é uma fonte de energia renovável muito utilizada no país. Na atualidade, o etanol representa 15% do total de combustíveis consumidos em motores a combustão.


Em todo o mundo, tem-se discutido a respeito da necessidade de substituição da matriz energética baseada em combustíveis fósseis e fontes de energia não renováveis. A questão ambiental é prioritária nesse debate, contudo, a dependência do petróleo como fonte de energia também é uma das causas dessa preocupação.

781 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Botão de Contato Via Whatsapp
bottom of page