Tipos de Óvulos – Biologia
top of page

Tipos de Óvulos – Biologia

Tipos de óvulos




Tipos de óvulos e a distribuição de vitelo.


A classificação dos óvulos nos organismos animais varia de acordo com a quantidade e a distribuição de vitelo (substância de reserva energética) presente em seu interior, implicando no padrão de segmentação (ou clivagem) da célula ovo ou zigoto.


Quanto maior a quantidade de vitelo, menor é a velocidade do processo de segmentação;

Quanto menor a quantidade de vitelo, maior a velocidade do processo de segmentação.


DESSA FORMA, OS ÓVULOS SÃO AGRUPADOS EM QUATRO TIPOS DISTINTOS:


Isolécito (oligolécito, alécito ou homolécito) → óvulos com baixa quantidade de vitelo, dispersos homogeneamente no citoplasma da célula. – Tipo de segmentação: holoblástica igual. – Exemplo: equinidermos, espongiários, protocordados e mamíferos.


Heterolécito (mediolécito ou miolécito) → óvulos com muito vitelo dispersos pela célula, formando uma região distinguindo o pólo animal (com pouco vitelo, contendo o núcleo) e o pólo vegetativo (concentrada em vitelo). – Tipo de segmentação: holoblástica desigual, formando após divisão, dois tipos de células com tamanhos diferenciados (os micrômeros e os macrômeros). – Exemplo: moluscos, platelmintos, anelídeos, anfíbios e alguns peixes.


Telolécito (megalécito) → óvulos maiores, contendo muito vitelo disperso na célula. O núcleo fica localizado em uma região delimitada por uma cicatrícula que separa o pólo animal do vegetal. – Tipo de segmentação: Meroblástica discoidal. – Exemplo: répteis, aves e alguns peixes.


Centrolécito → óvulo com vitelo concentrado na região central juntamente ao núcleo. O vitelo nesse tipo de célula não se divide, porém o núcleo passa por diversas divisões com posterior migração para a periferia. – Tipo de segmentação: Meroblástica superficial. – Exemplo: artrópodes.

270 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Botão de Contato Via Whatsapp
bottom of page