A importância da escola técnica na vida do seu filho!


Se você procura um caminho para o futuro do seu filho, um colégio técnico é a melhor opção, pois, dará a ele uma formação profissional para ingressar no mercado de trabalho.


Os cursos técnicos oferecidos nas escolas e institutos federais são a perfeita oportunidade para qualquer um que deseje começar a sua carreira profissional e desvendar sua habilidade, servindo a função de uma porta de entrada para uma provável graduação.


Embora os cursos técnicos estejam em alta no mercado, não são todos que sabem sobre os “bastidores” dos cursos, ou seja, como funcionam as escolas técnicas, como é a infraestrutura desses ambientes, quem pode entrar em um curso e como estes são aprovados pelo MEC. Então, neste texto iremos te mostrar tudo o que você precisa entender sobre uma escola técnica!



O que é uma escola técnica ?


As escolas técnicas são instituições que oferecem cursos técnicos e profissionalizantes, sendo que, no primeiro caso, é essencial haver a regulamentação do MEC.

Os cursos técnicos são oferecidos por muitos tipos de entidades: Colégios federais como a Faetec, Cefet, instituições privadas como o Senai e o Senac, escolas públicas, Colégio Pedro II - CPII e também em campi de universidades públicas ou privadas ou de Institutos Federais. IFRJ, IFF, IBC e INES.


Cursos técnicos e profissionalizantes são formações voltadas para atender a alguma procura do mercado. Diferentemente das graduações, eles são mais rápidos, porque têm como objetivo ensinar as principais habilidades e competências de uma profissão.

Esses cursos estão divididos em 13 eixos tecnológicos, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de 2014 (CNCT):


  • Desenvolvimento educacional e social;

  • Ambiente e saúde;

  • Informação e comunicação;

  • Infraestrutura;

  • Controle e processos industriais;

  • Gestão e negócios;

  • Turismo, hospitalidade e lazer;

  • Recursos naturais ;

  • Produção cultural e design;

  • Produção alimentícia;

  • Produção industrial;

  • Militar;

  • Segurança.





Quem pode ingressar em uma escola técnica?


A formação de nível técnico e profissionalizante está disponível para jovens cursando o ensino médio ou para quem já o tenha completo. No entanto, existem três modalidades de cursos, voltadas para públicos com diferentes níveis de instrução.


As modalidades disponíveis de cursos técnicos são: subsequente, voltada para quem já concluiu o ensino básico; concomitante, para quem ainda não completou o ensino médio; e integrado, que é uma modalidade em que a mesma escola oferece o nível médio em um turno e o técnico em outro, sendo geralmente ofertada por Institutos Federais (IFs) e escolas públicas.



Conclusão


Para investir na formação de seus filhos, não basta apenas analisar a grade curricular de um curso; também é importante se atentar à qualidade da instituição onde você deseja estudar.

E os Colégios e Institutos Federais são a melhor opção para um bom futuro.

Aqui no Instituto Educarte temos o Curso Pré-Técnico Social que mais aprova no Rio de Janeiro, a melhor forma para você se preparar para conseguir ingressar nas melhores escolas do país.

Matricule-se já!

121 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo